segunda-feira, 19 de março de 2012

SÃO JOSÉ ESPOSO DA VIRGEM MARIA.

São José legou a Jesus a descendência de Davi. Jesus pôde, portanto, reivindicar este título messiânico prenunciado pela Eucaristia. Esta função de José é posta em particular relevo pela dupla genealogia de Jesus que os evangelistas nos deixaram (Mt 1,1-17; Lc 3,23-38). Além disso, José, o patriarca que realiza o tema bíblico dos "sonhos" (Mt 1,20-24; 2,13-19), com os quais Deus frequentemente comunicou aos homens suas intenções. Como João Batista é o último dos profetas, porque aponta (Jo 1,29) aquele que as profecias anunciaram, José é o último patriarca bíblico, que recebeu o dom dos "sonhos" (Gn 28,10-20; 37,6-11). Essa semelhança com os antigos patriarcas manifesta-se, ainda mais claramente, no relato da fuga para o Egito, com a qual José refaz a viagem do antigo José, a fim de que se cumpra nele e em Jesus, seu filho, o novo êxodo (Mt 2,13-23; Os 11,1; Gn 37; 50,22-26). Enfim, José, é o chefe da modesta família, na qual os seus contemporâneos puderam constatar a realidade da encarnação do Verbo e descobrir a grandeza das humildades realidades temporais de que Deus se serve para realizar seu plano.
José, esposo de Maria, é o último dos justos, do Antigo Testamento que vive em fé. Pela fé mereceu ser o guardião da "promessa" agora realizada no "mistério de salvação". O Evangelho o apresenta como uma figura fundamental no desígnio de amor do Pai, com uma função de "sinal" privilegiado da paternidade de Deus. A devoção popular, impondo tanta veneração a São José, reconhece profundamente que Deus escolhe para a sua obra pessoas mais adequadas e no momento mais justo.
Quem preside a liturgia Eucarística desempenha, como São José, um papel de "guarda" e administrador do mistério de salvação. O espírito de serviço dos ministros do culto deve, enfim, tornar digna de fé a maternidade da Igreja, a paternidade de Deus. As escolhas do Pai são fundamentalmente "justas" e não escapam aos enganos ligados ao risco da liberdade humana que Deus sempre respeita.







SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado!!!